Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

>.> outr&m editorial 2019

 

"Todo conhecimento concreto é esquecido

depressa. O que fica é o conhecimento

abstrato" -- Walter Smetak

coleção civilizações

 

 Vol. 02 - publicado em maio/2019

O enxerto do Takaká & outros textos

Autor: Walter Smetak

Seleção e posfácio: &. Migracielo

Tamanho do livro: 16x23cm

Número de páginas: 300

Preço: R$ 50,00

ISBN: 978-85-232-1832-4

Descrição: 

Mais conhecido pelas inovações musicais nos campos da improvisação, da microtonalidade e da criação de instrumentos, o suíço-baiano Walter Smetak (1913-1984) legou-nos também uma vasta produção literária. Seu acervo de manuscritos compreende, ainda hoje -- passados 35 anos de sua morte -- dezenas de obras inéditas. Desenvolvido desde 2015 pelo escritor e pesquisador &. Migracielo, o projeto Desengavetando Smetak é uma iniciativa que procura resgatar esses registros, para trazer aos leitores do zumbizado século 21 uma nova amostra do pensamento e da poesia desse inquieto explorador sonoro que se autointitulava um "decompositor contemporâneo".

O livro reúne nove seções com escritos de diferentes gêneros, apresentados pelo organizador. Poesia, ensaio, crônica, diário/memórias, cartas, dramaturgia, considerações musicais e até algumas extrapolações romanescas -- tudo isso entremeado por ilustrações do próprio Smetak e imagens fac-similares de seus manuscritos. Os textos  são transcrições dos originais, e procuram preservar a linguagem de um falante nativo do alemão que descobriu o português somente aos 24 anos de idade: o resultado é um efusivo motor etimológico de palavras que trazem consigo, muitas vezes, verdadeiros conceitos filosóficos. A edição conta ainda com um prefácio do compositor Tuzé de Abreu, que foi amigo e parceiro musical de Smetak, além de um posfácio de Migracielo, que procura situar as originalíssimas contribuições smetakianas entre alguns expoentes do pensamento ocidental.

 

"Pesquisar os escritos de Smetak tem sido uma experiência de aprofundamento no trânsito entre o físico e o metafísico, o som e o silêncio, o concreto e o abstrato: polaridades (ou contrapartes) que, para ele, não deveriam ser abordadas isoladamente, sob pena de ficarmos com uma experiência incompleta (e viciada, repetitiva) do fenômeno existencial" -- Migracielo

 

O projeto Desengavetando Smetak tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

 

Vol. 01 - publicado em maio/2014

Novo corpo amoroso

Autor: &. Migracielo

Tamanho do livro: 15x21cm

Número de páginas: 252

Preço: R$ 150,00 (últimos 20 exemplares numerados da 1a. edição)

ISBN: 978-85-676-4202-4

Descrição: 

Apresentado em prosa contínua, este romance narra a aventura lírica de uma socialização por deslocamentos, contemplando (reconhecendo) aspectos ora metafísicos, ora contemporâneos do ir e vir amoroso e paraficcional que habita o coração humano.

 

 

Sobre o livro: